Poder ou puder
Poder ou puder? Eis a questão! Poder é usado para indicar o infinitivo do verbo.
“Será que os meninos vão poder fazer prova amanhã?”. (Guido Guerra, Vila Nova da Rainha Doida).
Puder é usado para expressar duas das formas flexionadas do verbo “poder”: primeira ou terceira pessoa do singular do futuro do subjuntivo.
“No dia, porém, em que eu puder sair daqui para morar sozinha com minha família, na cidade, ah! Que alegria […]” (Emília Moncorvo Bandeira de Melo, A luta).
Quando usar poder
“Poder” é um verbo no infinitivo. Ele é utilizado quando não indicamos seu tempo (passado, presente, futuro) ou modo (indicativo, subjuntivo, imperativo). Quanto ao seu significado, de acordo com o Dicionário Online de Português, “poder” significa “possuir a capacidade ou a oportunidade de” ou também “ser autorizado para; ter permissão para”. Vejamos alguns exemplos para que você consiga compreender melhor o seu uso:
Exemplos
- (1) “[…] pior era não lembrar, não poder ou não querer lembrar, como eu não lembrava da segunda e última vez que vira Dulce Veiga”. (Angela Abreu, Santa Sofia)
- (2) “‘Como é bela’, dizia para si mesmo, sem poder desviar a vista do seu rosto”. (Lúcio Cardoso, Dias perdidos)
- (3) “Lá dentro obrigaram-na a comer até não poder mais”. (Joyce Cavalcante, Inimigas íntimas)
Agora que você já viu o uso de “poder”, vamos esclarecer como usar “puder”.
Quando usar puder
“Puder” indica duas formas flexionadas do verbo “poder”: primeira ou terceira pessoa do singular (eu ou ele/ela) do futuro do subjuntivo. Lembre-se que o subjuntivo é o modo que indica hipótese ou dúvida, ao contrário do indicativo que expressa certeza. Com os exemplos abaixo, você compreenderá melhor o uso de “puder”.
Exemplos
- (1) “Quando puder, falarei com Padrinho”. (O. G. Rêgo de Carvalho, Somos Todos Inocentes )
- (2) “Se amanhã eu puder me levantar, eu vou em pessoa ao Salu, senão tu irás outra vez”. (José Lins do Rego, Fogo morto)
- (3) “Quem, podendo escolher, sairá de sua terra para viver em outra? Só se ela não puder escolher […]”. (António Olinto, Tempo de Palhaço)
Analisando os exemplos, notamos que em todos eles o verbo “puder” indica futuro. Em (1) e (3), isso fica demonstrado pela presença de outros verbos também no futuro (“falarei” e “sairá”, respectivamente). Já em (2), observamos a presença do advérbio “amanhã”. Por fim, no que se refere às pessoas gramaticais, notamos que o verbo “puder” em (1) e (2) concorda com a primeira pessoa do singular (eu). Enquanto em (3), o verbo concorda com a terceira pessoa do singular (ela).
Videoaula sobre a diferença entre “poder” e “puder”
Ainda tem dúvidas sobre a diferença entre “poder” e “puder”? Não se desespere! A seguir, indicamos um vídeo que pode te ajudar ainda mais!
”Poder” ou “puder”?
Neste vídeo, a professora Nádja dá mais alguns exemplos dos usos de “poder” e “puder” e ainda explica a diferença sonora que existe entre essas palavras! Confira!
Aprender os usos de “poder” e de “puder” foi muito útil, não é mesmo? Viu só como apenas uma letra pode fazer toda a diferença? Para mais explicações como esta, aprenda a diferença entre perca ou perda e tire suas dúvidas sobre português! Bons estudos!
Atualizado em 29 julho, 2020