Porque, porquê, por que ou por quê? O correto é junto ou separado? Com ou sem acento? Todas estas formas estão corretas, porém devem ser usadas em situações diferentes. Parece complicado, mas nós vamos te contar como usar cada um deles e você vai ver que, na verdade, é bem simples. Vamos lá?
Porque – junto e sem acento – é usado em respostas para dar motivos ou explicações. Confira os exemplos a seguir:
Simples, não é mesmo? Para você se certificar de que o uso do “porque” está correto, experimente substituí-lo por “pois”. se não houver prejuízo do sentido da frase, é porque você fez a escolha certa!
Porquê – junto e com acento – significa motivo, razão, por isso pode sempre ser substituído por um de seus sinônimos sem mudar o sentido da frase. Observe:
Na categoria classe de palavras, “porquê” é um substantivo masculino. Por isso, ele geralmente vem acompanhado de um artigo (o/um). Agora que você já entendeu o significado e uso deste “porquê”, não haverá mais erros!
Este “por que” – separado e sem acento – é utilizado para iniciar perguntas ou em afirmações nas quais existam uma pergunta implícita. Confira:
Ficou claro? Caso ainda houver dúvidas, lembre-se de que “por que” pode ser substituído por um dos seus sinônimos, como “por qual razão”, por exemplo.
Ufa! Finalmente chegamos no “por quê” – separado e com acento – o qual deve ser utilizado para perguntas quando estiver sozinho ou no final da frase. Veja alguns exemplos:
Este “por quê” também é sinônimo de “por qual razão”, logo, a única diferença é a posição dele na frase.
Que tal assistir uma videoaula para fixar bem o que aprendemos?
Neste vídeo, você vai encontrar uma explicação detalhada sobre o uso dos porquês e ter acesso a outros exemplos, além dos já citados aqui.
Bem mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Por que você não aproveita e compartilha com um amigo? Se deseja também aprender o porquê dos usos de haver ou a ver, confira já esta matéria.