A colocação pronominal insere os pronomes oblíquos junto aos verbos, para que sejam empregados corretamente. A ênclise, a próclise e a mesóclise são algumas formas. Aprenda na sequência o que é e como utilizar a próclise.
A próclise ocorre quando o pronome vem antes do verbo. Essa colocação prenominal acontece em situações, com regras específicas. Veja a seguir:
Deve-se usar a próclise quando o verbo está precedido de palavras de sentido negativo; advérbios; conjunções subordinativas; pronomes relativos; pronomes indefinidos; pronomes demonstrativos; orações que iniciam com palavras interrogativas; orações que iniciam com palavras exclamativas; orações que exprimem desejo; formas verbais proparoxítonas; preposição “em” + gerúndio. Confira alguns exemplos:
A próclise somente é usada quando o uso da ênclise ou da mesóclise não é possível. Não deve ser usada em início das orações; orações imperativas afirmativas; orações reduzidas do gerúndio e do infinitivo.
Não sabe o que são a próclise e a mesóclise? Aprenda na sequência e veja alguns exemplos.
A ênclise é a colocação do pronome depois de um verbo, já a mesóclise ocorre quando o pronome fica no meio do verbo. Veja exemplos para ficar mais claro:
Que tal aprofundar seus conhecimentos acerca da ênclise? Aprenda o que é e como utilizar com exemplos diversos.