Quiser ou quizer

Quiser ou quizer? A forma correta é quiser porque existe uma regra no português que prescreve que, nas formas dos verbos “querer” e “pôr”, usa-se sempre a letra “s” e nunca “z”. Exemplo, “volte outra hora, se você quiser, você parece um cara legal” (Angela Abreu, Santa Sofia).

Quiser ou quizer?

A grafia correta é ”quiser”, a forma da 1ª e da 3ª terceira pessoa do singular (eu e ele/ela) do futuro do subjuntivo do verbo “querer”. Lembre-se que o subjuntivo é o modo que indica hipótese ou dúvida, ao contrário do indicativo que expressa certeza. O verbo “querer” é irregular, isto é, o radical “quer” sofre alteração para “quis” em várias de suas formas flexionadas, como “quisemos”, “quisesse” e o próprio “quiser”. Vejamos alguns exemplos que vão facilitar sua compreensão.

Exemplos

  • “Seja o que Deus quiser, já criei meus filhos, escrevi três livros, plantei muitas árvores, morro na flor da idade, no ápice da minha carreira”. (Adonias Aguiar, Corpo Vivo)
  • “– Você tem que descer logo! – E se eu quiser ficar aqui, ora essa?”. (Nelson Rodriguez, Meu Destino é Pecar)
  • “Se ele quiser, mobiliza pelo menos metade dos trabalhadores desta cidade”. (Luiz Beltrão, A Greve dos Desempregados)

Pronto! Agora, você nunca mais vai errar a grafia de “quiser”. Uma letra pode fazer toda a diferença na escrita, não é? Em falar nisso, você saber quando usar intensão ou intenção? Aprenda já e escreva sem medo!

Kátia Cortez

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.