A forma correta é raso, escrita com “s” na última sílaba, por exemplo: o rio está raso. A palavra razo não existe na Língua Portuguesa.
A palavra raso pode ser usada como adjetivo para indicar algo sem profundidade, baixo ou superficial. Quando usada como substantivo, indica um terreno plano ou um campo. Além disso, também é a forma conjugada na 1ª pessoa do presente do indicativo do verbo rasar, isto é, deixar algo plano. Sempre será grafada com “s”. Confira os exemplos:
Você já sabe que a única forma correta de escrever é raso, pois, essa palavra tem origem do latim “rasus”. A seguir, entenda quando usar “s” ou “z”.
A consoante “s”, entre duas vogais ou entre uma vogal e uma consoante nasal, assume som de “z”, por isso, gera muitas dúvidas na grafia de algumas palavras. Para facilitar, há algumas regrinhas. Usa-se “s” com os sufixos -oso e -osa, que formam adjetivos: cheirosa; para indicar nacionalidade: inglesa; em palavras derivadas de outras que têm “s” no radical: casa/casinha; entre ditongos: pausa; e com os sufixos -ese, -isa e -ose: virose.
Nem sempre as regras se aplicam, por isso, é importante sempre buscar aprender mais. Aproveite e confira também: presa ou preza.