Saudade ou saudades
Existe muita polêmica em relação à grafia correta desta palavra. Você, com certeza, já ouviu alguém usando-a no plural, assim como no singular, mas qual é o certo afinal?
Saudade ou saudades?
Na verdade, há mais de uma vertente para explicar sobre como esta palavra deve ser usada, entenda:
Ambas grafias são corretas
Ao contrário do que os gramáticos tradicionalistas defendem, há estudiosos que aceitam, também, o uso da palavra “saudade”, no plural, como correto. Afinal, é possível que um indivíduo sinta saudade de mais de uma coisa ou evento, tratando-se, então, de uma expansão semântica. Observe os exemplos a seguir:
- Tenho saudade da minha infância.
- Sinto saudades dos tempos antigos, quando eu ainda era apenas uma criança.
- Eles têm saudades dos brinquedos com os quais brincavam na escola.
Saudade apenas no singular
Os gramáticos mais tradicionais, por sua vez, defendem que a palavra “saudade” não deve ser flexionada para o plural, já que se trata de um substantivo abstrato e estes, por sua vez, não devem ser passados para o plural. Confira alguns exemplos:
- Apesar de já fazer muito tempo, tenho saudade dos dias em que ela ainda era viva.
- Ela diz sentir saudade do antigo emprego, do qual tanto reclamava.
- A saudade era tão grande que resolvi vir te fazer uma visita surpresa.
Simples, não é mesmo?
Qual usar?
Afinal, qual devemos usar? Uma vez que ambas as formas, singular e plural, podem ser consideradas corretas, fica a critério de quem escreve fazer esta escolha. Afinal, nenhuma delas está errada.
Gostou desta matéria? Compartilhe com um amigo e continue aprendendo! Você sabe qual é a forma correta: catorze ou quatorze?
Publicado em 21 de outubro de 2020