Várias palavras na língua portuguesa são homófonas (ou seja, possuem a mesma pronuncia), se diferenciando na sua escrita, significado e uso da palavra. Este é o caso de “sede” ou “cede”. Ambas existem no português, mas, apesar de serem semelhantes, se distinguem na sua escrita, sentido e uso. Confira!
A palavra “sede” é um substantivo feminino que possui dois significados distintos. Caso pronunciada com a primeira sílaba fechada, emitindo o som de “ê”, ela indica uma palavra originada no latim sitis e expressa vontade ou necessidade de beber, secura etc. Além disso, se a palavra for pronunciada com a primeira sílaba aberta com som de “é”, ela tem origem no latim sedes que significa lugar. Trata-se, geralmente, de ambiente que concentra poder administrativo ou em que algum fenômeno ou evento acontece.
Basicamente, a palavra “sede” é um substantivo feminino com dois significados distintos. Caso ainda reste alguma dúvida na hora de escrever, observe o contexto no qual a palavra está inserido e tente substituir por algum sinônimo. Alguns sinônimos para o primeiro significado são: secura, sequidão. Já no caso do segundo significado, alguns sinônimos comuns são: matriz, central, núcleo etc.
No caso de”cede”, há apenas um significado. Este termo é a conjugação do verbo “ceder” que indica abrir mão de algo, desistir (geralmente em favor de terceiros), conceder etc.
Considerando este caso em específico, “ceder” tem sentido de abrir mão de algo. Logo, se houver alguma dúvida, note o contexto no qual a palavra está inserida. Ao analisar o sentido da frase, pense qual palavra se encaixaria melhor ou substitua por algum sinônimo, como por exemplo: dar, transferir, conceder etc.
Afinal, sede ou cede? Estas duas palavras possuem sentidos diversos. Portanto, não se esqueça: “sede” pode ser tanto vontade de ingerir líquidos quanto a matriz de uma empresa ou um lugar feito para espetáculos. Se você quer saber mais sobre palavras parecidas com essa, leia sobre embaixo ou em baixo.