Segue em anexo refere-se à forma como um documento está sendo enviado.
Segue, em anexo, o comprovante do depósito.
Segue anexo é a forma utilizada para expressar que aquilo que você vai enviar está anexado.
As fotos da colação de grau seguem anexas no e-mail.
Quando a expressão “em anexo” é utilizada, a palavra anexo funciona como um substantivo e não varia. Refere-se à forma como alguma coisa foi enviada – podem ser fotos, documentos ou planilhas. Eles estarão dentro do anexo, portanto é a forma como se encaminhou qualquer um desses materiais. Por isso, classifica-se como uma locução adverbial de modo.
Uma dica legal é que, por ser uma locução adverbial, a forma “em anexo” deve vir sempre entre vírgulas, destacando a forma do envio.
Já nesse caso, a palavra anexo tem função adjetiva e concorda em gênero e número com o substantivo que a acompanha. Você vai entender melhor nos exemplos abaixo:
(Note que anexas concorda com a palavra fotos – feminina – e com o plural da palavra.)
Perceba que, em todos os exemplos, a palavra anexo concordou em gênero (masculino ou feminino) e em número (plural ou singular) com o substantivo que a acompanha.
Fica bem mais fácil entender os termos quando vemos exemplos que se encaixam em expressões que usamos diariamente, não é mesmo? Continue aprendendo sobre a língua portuguesa conferindo as diferenças entre infringir e infligir.