Sessão significa tempo ou período que dura uma determinada atividade, por exemplo:
Ele decidiu fazer uma sessão de terapia.
Seção é a porção ou a parte de um todo, por exemplo:
A vaga que te falei está na seção de empregos do jornal.
A palavra sessão deve ser utilizada quando você estiver se referindo a assembleias, congressos, reuniões ou a qualquer coisa que aconteça em um intervalo de tempo. Veja, a seguir, alguns exemplos:
Agora ficou claro? Então, vamos entender melhor como devemos usar “seção”.
A palavra seção significa porção retirada de um todo ou segmento. Confira os exemplos a seguir:
Caso houver dúvida quanto ao uso da palavra “seção”, experimente substituí-la por “parte”. Se a frase ainda fizer sentido, então, optar pelo termo “seção” foi a escolha certa.
Talvez você já tenho lido por aí as palavras secção e cessão que também existem na língua portuguesa. Vamos entender o significado de cada uma delas?
A palavra secção tem o mesmo significado de seção, ou seja, parte de um todo. No entanto, esta forma de grafar é usada no português de Portugal. Por isso, poderia ser aplicada nos mesmos exemplos citados anteriormente, observe:
Ufa! Finalmente chegamos na palavra “cessão”, a qual vem do verbo ceder e, portanto, significa o mesmo que cedimento ou concessão. Veja os exemplos a seguir:
Temos certeza de que agora não haverá mais confusão entre estas palavras que são homófonas, ou seja, possuem a mesma fonética, mas são grafadas de formas diferentes.
Que tal assistir uma videoaula sobre a diferença entre estas palavras para fixar o conteúdo?
Neste vídeo, você encontra algumas dicas para fixar a diferença entre essas três palavras, além de outros exemplos de uso.
Gostou do nosso conteúdo? Por que não aproveita para compartilhar com um amigo? Por falar nisso, você sabe quando usar porque, porquê, por que ou porquê?