A forma correta é sido porque corresponde ao particípio passado do verbo “ser”, também grafado com “s”. Exemplo: “não devia ter sido grosseiro daquela forma, estou arrependido”. Entenda a confusão entre “sido” e “cido”!
Sido é a forma no particípio passado do verbo “ser” que, apesar de bastante irregular, não apresenta nenhuma conjugação com a letra “c”. A confusão acontece porque a consoante “s” tem o mesmo som da consoante “c” antes das vogais “e” e “i” (ex.: Simone; circunflexo; sempre; cebola). O termo “sido” é usado para indicar ações nos tempos presente e passado (seja que já aconteceram ou que poderiam ter acontecido) e comumente aparece em locuções verbais e em tempos compostos. Assim, é importante perceber o tempo indicado pelos verbos que o acompanham.
Conforme vimos, “sido” (particípio) é grafado com “s” do mesmo modo que as outras formas nominais do verbo: “ser” (infinitivo) e “sendo” (gerúndio).
Como o verbo “ser” é bastante irregular, com diferentes radicais a depender do tempo e do modo, listamos algumas conjugações do verbo em que todas as pessoas são grafadas com a inicial “s”.
Já não mais sdúvidas sobre “sido” ou “cido”. Sabendo que o termo “sido” é grafado com “s”, assim como algumas outras conjugações do verbo “ser”, que tal aprender mais sobre a forma correta: será certo ou serto?