Tem ou têm? Como a pronúncia é exatamente a mesma quando falamos, fica difícil identificar a diferença de uso entre elas, mas estas duas formas de conjugar o verbo “ter” estão corretas. No entanto, devem ser usadas em situações diferentes. Confira, a seguir, a diferença entre “tem” e “têm”:
O “tem” – sem acento circunflexo – está conjugado na terceira pessoa do singlular do presente do indicativo. Logo, esta forma deve ser usada apenas quando se tratar de um sujeito simples (apenas um nome) que esteja no singular. Observe os seguintes exemplos:
Viu só? Todos os sujeitos apresentados nos exemplos anteriores estão conjugados na terceira pessoa do singular. Logo, o verbo “ter” deve ser conjugado da mesma forma.
“Têm” – com acento circunflexo – também está na terceira pessoa do indicativo. No entanto, trata-se da forma plural deste verbo. Para entender bem a diferença, observe os exemplos a seguir similar àqueles do tópico anterior. Contudo, os sujeitos foram mudados para o plural concordando com o sujeito em número.
Nos casos acima, os sujeitos estão no plural, logo, o verbo também deve ser flexionado no plural e, para diferenciá-lo de sua forma singular, usa-se acento circunflexo.
Você sabia que, assim como “tem” e “têm”, existem outros verbos que, quando flexionados no plural, levam acento? Que tal assistir um videoaula para fixar o que aprendemos e ter acesso a outros exemplos?
Neste vídeo, você terá acesso a outros exemplos que esclarecem ainda mais o uso de “tem” e “têm” e, também, há outros verbos que se comportam da mesma forma em situações de singular e plural.
Você, com certeza, não vai mais ter dúvidas sobre o uso de tem ou têm. Por falar nisso, você sabe qual é a diferença entre mas e mais?