Vale a pena ou vale à pena

A forma correta é vale a pena porque o “a” presente nesta expressão é apenas um artigo, logo, não ocorre o fenômeno crase: “Vale a pena comprar à vista”. Entenda a confusão entre vale a pena ou vale à pena.

Vale a pena ou vale à pena?

Para entender melhor este tópico, é importante entender o significado desta expressão. A palavra “pena”, neste contexto, significa dor, sofrimento, sacrifício. Logo, quando dizemos que algo “vale a pena”, estamos dizendo que para se ter este algo, é válido o sacrifício que teremos de fazer. Confira os exemplos a seguir para entender melhor:

Exemplos

  • Não vale a pena discutir por causa de coisas pequenas.
  • Ela disse que comprar em lojas de produtos naturais vale a pena.

Simples, não é mesmo? Entenda porque o “a” desta expressão não tem crase.

Por que não tem crase?

O fenômeno da crase consiste na junção da preposição “a” com o artigo “a”. Quando estes dois “as” se unem, colocamos, então, o sinal gráfico da crase é inserido para indicar a existência dos dois. No caso da expressão “vale a pena”, o verbo “valer” exige apenas um objeto direto. Ou seja, ele não exige preposição. Por isso, apenas o artigo “a” se faz necessário. Por isso, não há crase.

E aí, gostou da matéria? Compartilhe com um amigo e aproveite para aprender mais! Você sabe quando se deve usar há ou a? Não?! Então, confira para escrever sem medo e arrasar nos textos!

Daniella Paes

Professora, redatora e revisora. Apaixonada por gente, por chá e pela arte de se comunicar por meio da linguagem.