Viagem ou viajem? As duas palavras estão corretas, são homófonas – possuem a mesma sonoridade-, mas você deve usá-las em situações diferentes. Viagem – com “g” – é um substantivo e viajem – com “j” – trata-se do verbo viajar conjugado no presente do subjuntivo ou em sua forma imperativa. Vamos entender melhor o que isso significa?
Como já indicamos, a palavra “viagem” é um substantivo. Ou seja, faz parte da classe de palavras que denominam os seres, objetos, pessoas e fenômenos, além de lugares, sentimentos, estados, qualidades e ações. Substantivos geralmente vêm acompanhados de artigos (a viagem, uma viagem). Que tal conferir alguns exemplos para entender melhor?
Entendeu? Se ainda bater aquela dúvida quando estiver escrevendo, basta substituir viagem por um dos seus sinônimos, por exemplo, como jornada ou passeio. Se não houver prejuízo do sentido da frase é porque viagem – com “g” – está certo!
Diferente do primeiro caso, viajem – com “j” – é um verbo conjugado no tempo presente do modo subjuntivo. Para quem não se lembra, trata-se daquele que expressa incerteza ou desejo. A palavra “viajem” também corresponde ao verbo viajar em sua forma imperativa, usada para expressar uma ordem, convite ou súplica. Vamos conferir alguns exemplos para fixar bem a diferença?
Bem mais claro, né? Uma letrinha pode fazer toda a diferença, mas agora que sabe que você aprendeu quando usar viagem ou viajem, não precisa ter medo de errar! Compartilhe esta matéria com um amigo e o ajude a não se dar mal! Falando em palavras com mesmo som, você sabe a diferença entre mal e mau?