A forma correta é zoar, com O. A palavra zuar, com U, não existe na norma culta.
Exemplo: os mosquitos não param de zoar!
Como já visto, a única forma correta é zoar. Esse verbo surgiu de uma onomatopeia, ou seja, uma figura de linguagem que reproduz um som ou ruído por meio de fonemas. Ele é usado para indicar um barulho marcante, assim, é sinônimo de zumbir, retumbar ou soar. Além disso, como gíria, ganha outro significado: a ação de caçoar, debochar, farrear ou badernar. Entretanto, vale lembrar que a gíria é uma linguagem informal, portanto, em uma redação ou documentos, utiliza zoar somente se o sentido estiver relacionado ao barulho. Veja os exemplos:
Assim como zoar, todas as suas cognatas são escritas com O: zoeira, zoada e zoação. Isso também vale para todas as conjugações desse verbo. Veja a seguir.
Zoar é um verbo regular, ou seja, não sofre alteração no seu radical. Além disso, ele é mais usado como transitivo, não precisa de complemento, porém também é intransitivo. A seguir, aprenda a conjugá-lo no presente do indicativo:
Sempre que ouvir um barulho, você já sabe que algo está a zoar, com O. Uma dúvida muito parecida ocorre em suado ou soado. Confira a matéria para aprender a grafia correta.